Década de 1980: • Redução dos gastos do governo através do ajuste estrutural

Os gastos com educação foram reduzidos drasticamente e o orçamento do
ensino superior em que o gasto público per capita (custo unitário) era alto foi
significativamente afetado. Além disso, ganhou força o movimento para
reconhecer mais uma vez a importância da educação básica como direitos
fundamentais e avançou a ideia de que a taxa de retorno social da educação
primária era superior à do ensino superior, fazendo com que a educação primária
se tornasse a principal corrente de auxílio educacional.
Com esse fluxo de eventos, em 1990 foi realizada a “Conferência Mundial sobre
Educação para Todos” na Tailândia e foi construído um consenso para
“Educação para Todos” (EFA). Por isso, países em desenvolvimento e doadores
se uniram para assumir a questão da expansão da educação básica. Entre os
trabalhos que introduziram o conceito de “capital humano” e chamaram a
necessidade de investimento em educação estavam aumentando.
Os principais proponentes da ideia de que a taxa de retorno social das
faculdades é baixa e os métodos de avaliação dos benefícios do ensino superior
têm sido tradicionalmente bastante restritos, negligenciando o papel do ensino
superior na geração de bens públicos.
A taxa de retorno para o indivíduo tem sido geralmente medida em termos de
salários mais altos, com apenas o aumento dos impostos incorridos contados
como um benefício público. Por essa medida, o investimento no ensino superior
oferece retornos públicos e privados significativamente pequenos.” Educação básica enfatizada como direitos humanos fundamentais –
Conferência Mundial sobre Educação para Todos em 1990. Quanto tempo dura faculdade enfermagem